terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Quem acredita sempre alcança!!!

O que te motiva a viver?!

Vamos ao que os “especialistas” dizem sobre motivação:

"Na psicologia, motivação é a força propulsora (desejo) por trás de todas as ações de um organismo. É o processo responsável pela intensidade, direção, e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta.

A motivação é baseada em emoções, especificamente, pela busca por experiências emocionais positivas e por evitar as negativas, onde positivo e negativo são definidos pelo estado individual do cérebro , e não por normas sociais: uma pessoa pode ser direcionada até à auto-mutilação ou à violência caso o seu cérebro esteja condicionado a criar uma reação positiva a essas ações. "

Dentro de tudo o que se diz sobre motivação, que vai muito além desse resuminho básico que o Wikipédia nos oferece, ainda temos inúmeras tipos de motivação. O que eu proponho é pensar sobre o que motiva a sua vida.

Penso que a idéia de que o esforço de hoje nos leva as vitórias e conquistas de amanhã, pode ser uma motivação talvez considerada básica pelos psicólogos. Mas observar outros aspectos da motivação, não pelo lado organizacional mas totalmente pessoal.

Então voltamos a pergunta: O que motiva a sua vida?

Eu diria que a vontade de se conquistar alguma coisa, construir uma família, ser bem sucedido, se formar, casar, não sei mais o que rs. Muitas coisas nos motivam.

Vejamos a curto prazo: o que nos motiva a recusar um rodízio de massas? A vontade de perder algumas gramas (tudo bem que você já engordou só de pensar no rodízio e vai comer aquelas folhas sem graças de alface com tanta raiva que vai surgir calorias até do gole de água que você beber). O que te motiva esperar 1h por uma que jurou de pés juntos que chegaria, não só em ponto como antes de você, e te deixou tão ansioso que acabou chegando ao lugar marcado 20 minutos antes, e agora você está há 1h e 20min esperando? A sua expectativa de saber que no final vai ter aquele beijo MA-RA-VI-LHO-SO? Só isso? É só isso! Como os “especialistas” andam dizendo por aí, a motivação só é importante pra quem se sente motivado, o que te motiva, que te faz sentir vivo e querer viver, é você quem decide se aquilo é bom ou ruim, muito ou pouco, se faz sentido, vale a pena ou não...tudo está com você, pra você, por você.

Tudo isso veio por causa de uma música, que posto um trecho abaixo, o mesmo que me catucou hoje de manhã, logo na hora que estava ocupada e depois, mais idéias enquanto fazia uma longa caminhada pelo Campus UFRJ na Praia Vermelha, elas sempre surgem quando tenho mais um zilhão de coisas pra fazer e prestar atenção, mas consegui salvar uma parte do que pensei, minha “conexão” funcionou...então lá vai o trecho:

“ Nunca deixe que lhe digam:
Que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos
Nunca vão dar certo
Ou que você nunca
Vai ser alguém..

Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia
A gente aprende
Se você quiser alguém
Em quem confiar
Confie em si mesmo!”


Não sei se fui clara quanto a tudo que pensei, ainda estou aprendendo a organizar melhor minhas idéias, mas de fato muitas vezes tentam matar nossos sonhos, planos, desejos e conseguem sufocar tudo aquilo que no motiva quando pisam em nossos ideais. É duro ser forte e conseguir superar esses “destruidores de sonhos”, mas é preciso ser perseverante, confiar que tudo é possível desde que corra atrás.

Como diz a música, se você quiser alguém em quem confiar, confie em si mesmo.

Algumas pessoas nunca se sentiram motivadas e nunca se sentirão assim. Apenas existem deixando de viver, apenas respiram deixando de sentir o ar, apenas olha deixando de enxergar a beleza do mundo (apesar dos pesares), apenas falam sem perceber que todo o seu poder está na língua, escutam sem sentir o prazer de ouvir um bela voz, uma boa canção...apenas existem e tornam seus dias ruins, reclamam do sol, reclamam da chuva, reclamam do vento, do não ventar, foi rápido, se foi devagar, se subiu, se desceu, se foi bom ou ruim não importa...porque no final sempre será ruim.

Não sei ainda o motivo de escrever essas coisas, mas como nosso cérebro é uma caixinha de surpresas, eu acabo acreditando que tenha muito da minha vida e dos meus dias, de pessoas que me cercam....está tudo aí, um grande mix neste texto! Em apenas 22 anos já vi cada coisa, convivi e ainda convivo com todo tipo de gente.

Isso tudo passa na minha cabeça mas é difícil expor. Pra que falar se a maioria vai agir com total desprezo ao que exponho? Ou vai interromper pra contar uma fofoca, ou ainda vai precisar desligar ou sair, vai ficar com aquela cara de “estou viajando” ou ainda vai fazer um esforço enorme pra ficar atento, mas depois de alguns segundos tudo o que se disse foi perdido. Então deixo aqui o que penso, a quem interessar pare pra ler. Talvez seja um bando de tranqueiras, talvez não, tudo depende de você.
Bruna Turques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então comente! Não gostou? Comente também!