segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

As Escolhas da Vida

Um dia eu fiz uma escolha: de hoje em diante serei feliz, mesmo que triste, mesmo que chateada, mesmo que tudo esteja dando errado, mesmo que qualquer coisa, mesmo que tudo, mesmo que nada! Eu serei feliz! Sorriso gera sorriso. Então fica determinado que a partir de hoje irei sorrir, mesmo que queira chorar, gritar, beijar, calar, falar, ou simplesmente nada!

Amor gera amor!

Teve uma época que uma grande amiga, que por sinal não deve saber do bem que me fez, me ensinou muito! Me ensinou a ser paciente (isso eu estou aprendendo cada dia mais), me ensinou a amar, a sorrir, a simplesmente dizer: Tudo bem! E acreditar que está tudo bem, por que afinal de contas eu estou bem, saudável, perfeita! O restante é substituível e solucionável! Então pra que tanta chateação?

Me ensinou a ser amável, me mostrou o valor de um sorriso sincero, um "bom dia" de verdade, a simpatia e atenção com qualquer pessoa que venha até mim. É muito mais brando ser simpática, sorridente e feliz, mesmo que não receba de volta tudo o que está empregando a uma segunda pessoa. Mas cada um dá aquilo que tem! Então produza carinho, respeito, amizade! Mas não guarde tudo o que produzir para si, há muita gente precisando!

Só é possível mudar quando se admite o que realmente precisa mudar em você. Fui capaz de admitir quando, um dia que sentei e chorei junto com ela! Após observar um longo silêncio, o que não era comum, e sua saída estratégica da sala, percebi que não estava bem, naquele momento em que a encontrei no banheiro, trancada e aos prantos, fui capaz de manter a calma por alguns minutos e faze-la sorrir! Ameacei: caso não abra a porta serei obrigada a chamar o segurança para te tirar daí, o que você prefere? Eu ou o segurança? Mas ao mesmo tempo não sabia como agir, minha amiga ali, aos prantos na minha frente e eu não sabia o que fazer! Então não fiz nada, apenas perguntei o motivo que a levara aos prantos, logo ela que sempre me puxou pra cima. E não ouvi resposta! Conclui que não havia resposta, nem por que, simplesmente a afaguei em meus ombros e chorei com ela, pois doera muito vê-la daquele jeito! Meu lado "palhaça" de ser não fica apagado por muito tempo, logo puxei um papo e consegui acalma-la e chegar a conclusão que todas as lágrimas foram derramadas apenas por amor ao seu pai, preocupação com aquele que tanto a amava e tanto a protegia!

Desde aquele dia passei a cuidar da minha amiga muito bem. Ela com sua simplicidade, carinho e paciência eterna, me mostrou muita coisa! E assim fui aprendendo a lição. Não esqueço nossa longa despedida no Metrô, ainda hoje quando lembro fico com os olhos cheios de lágrimas! Vi pelos trilhos correr uma amiga que achei. Ainda não conheci ninguém igual, vi naquele dia uma grande professora da vida indo embora. Meu coração apertou, tentei conter as lágrimas mas não foi possível.

Hoje consigo colocar em palavras um pouco do que passou dentro de mim naquele dia de dezembro! Um contato é raro, mas ela fez a diferença na minha vida. Como dizem por aí, cada um que passa por nossas vidas, deixam um pouco de si e levam um pouco de nós! Não sei se fui capaz de passar algo de bom pra ela, espero que sim. Mas sei o quanto ela foi importante pra mim.

E por que resolvi escrever sobre isso?

Bom, há pouco tempo conheci uma pessoa que vejo como meu reflexo do passado. Sempre muito séria, pouco riso, olhar fulminante, se não gosta demonstra muito bem, se gosta, ninguém fica sabendo, acho que nem ela. E percebi que eu era exatamente assim. E achava que isso era bom, que não "dar confiança" para qualquer pessoa era o importante! Mas na verdade muitos não querem sua "confiança" e sim alguns minutos da sua atenção, um sorriso, um abraço, um afago.

Mas sabe que isso parece ridículo para pessoas que não têm essa sensibilidade, sentimento esse que faz com que consiga transparecer o que sente, pensa, deseja. Que faz seu carinho pelo próximo seja espalhando por onde quer que vá. Talvez seja timidez ou apenas medo de demonstrar o que sente e parecer ridículo. Mas o amor não é vergonhoso, nunca!

Por essas e outras que digo: Aprenda com quem está a sua vota, por mais que algumas pessoas pareçam incapazes de transmitir alguma coisa boa, sempre tem uma lição nos seus pequenos atos, nas suas ignorâncias, nem que seja pra mostrar o que você não deve fazer! Então abstraia o que não serve e colha para si o que for importante.

Esteja aberto para aprender novas técnicas, obter novos pontos de vista, tudo nesse mundo se renova todos os dias. Não adianta fazer a mesma coisa toda a vida, só por que sempre foi feito da mesma maneira, só por hábito. Algumas tradições não valem à pena ser lembrada, muito menos utilizada.

Um comentário:

  1. Bruninha!!!!!!!!!!!!!

    Seu texto está excelente. Acho que tive uma "breve" participação nele...rs

    Continue escrevendo, OK?!?!?!!?

    Bjos,

    Andréa.

    ResponderExcluir

Gostou? Então comente! Não gostou? Comente também!