sábado, 29 de junho de 2013

Férias - Parte III (Final)

Continuação...

Casa Rosada / Catedral Metropolitana / Plaza de Mayo / Obelisco – Passeios rápidos, que valem a pena serem feitos de dia e a noite. A Casa Rosada iluminada é outra coisa! Linda demais. Lembrando que há muitas faixas de protestos em frente, o que nos deixa mais próximos do Brasil (risos)!!! A Catedral está em reforma, então a parte externa está coberta. Por dentro é bonita, mas está um pouco acabadinha, acredito que em breve terá restauração das pinturas que são lindas. Obelisco é igual a passar, foto, tchau.

Galeria Pacífico – Lindo , maravilho, deslumbrante e não andei nela toda!!! É lindo de ver! Dá vontade de ter uns 6 olhos para direcionar a todos os lados e ver todos os detalhes!!! Quero voltar!

Calle Florida – Levei 4 dias para falar “Cache Florida” rsrs. Enfim, pensa no Saara no Centro do Rio...então é essa rua, ou calle como dizem por lá! Com as diferenças: organização, limpeza e disposição das lojas. É que algumas lojas estão concentradas em galerias!! E há uma obra por toda Cidade e em boa parte da Florida tornando a caminhada quase impossível. Mesmo assim, “batemos perna”, andamos de ponta a ponta! Vale 2 dias de visita, pois é muita coisa para ver. Mais um adendo, cuidados com o “arbolitos” (cambistas mesmo). É sério, parece que estamos com uma placa “turista”, eles nos vêem e já começam com o “cambiar”. Não caiam nessa! O que não falta na cidade é Casa de Câmbio e o Banco Nacional (em frente a Casa Rosada)! É outro lugar que parece ponto turístico, pena que não dá pra ficar fotografando dentro do Banco!

Puerto Madero – Tive a oportunidade de conhecer a noite e de carro, sinceramente não teria ido de dia e de taxi! A impressão que dá é de que pobres não entram ali...e talvez seja verdade! Fizemos os típicos turistas mesmo, fomos até a Ponte La Mujer “sacamos” fotos e tchau! Mesmo porque, estava muito frio!!! Juro que ouvi um “pipipipi quando descemos do carro” rs.

Cafeteria Tortoni – A decepção da viagem! Gente, na boa, a Colombo do Centro do Rio deixa a Tortoni no chão! Em beleza, qualidade, atendimento, sabor! Fui seguir a dica do “chocolate com churros”, putz...não bebi todo chocolate e larguei o primeiro churros! Bem, tudo vale a pena em uma viagem, principalmente a primeira. Pode ser que algumas pessoas tenham gostado muito, mas eu não!  Fora que o garçom trouxe a conta num guardanapo com 10% de taxa! Como assim Brasil?!!!! Até então, não tinha visto isso por lá! Enfim, não gostei!

Livraria El Ateno - Não sei quantos quilômetros andei, mas foram alguns só para conhecer essa livraria, e valeu cada passo. O interior é lindo, dá pra passar o dia inteiro vendo cada prateleira, todos os detalhes! Queria muito um livro em espanhol, apesar de não falar nada e ler com a ajuda do "google tradutor", mas achei um do Fernando Pessoa com a página espelhada em português e espanhol! Amei! Fora que conhecemos parte da Av Santa Fé, entre outras “Calles”. Várias paradas para compras, lanches e guloseimas! Vale a pena visitar!!!

Palermo Soho - área de bares super bonita, pena que fomos numa segunda-feira, tudo vazio, acredito que no final de semana deve bombar!!! O Bar que fomos é bem alternativo, chame-se Cronico. Bom atendimento, pizza maravilhosa, cerveja gelada e preço justo!

Hotel Etoile – Muito bonito, bem decorado, atendimento bom na maior parte do tempo, café da manhã dos deuses (exceto o suco que não descobri do que era até hoje), ponto para medialunas sempre quentinhas, iogurte maravilhoso. Só tivemos problemas com o quarto que faltava uma cama e o recepcionista sacaninha sugerindo a divisão (#sóquenão)! Também havia toalhas a menos. Na verdade, preparam um quarto duplo quando seria o triplo. Depois de pedir pela segunda vez, recebemos a cama, mas não era o que esperava, queria uma maior. Fora isso, foram bastante solícitos com tudo o que precisamos e estavam sempre dispostos a ajudar. 
Outro detalhe são os banheiros...gente... colocaram um blindex em cima da banheira e aí para abrir a torneira você precisa ficar na direção do jato de água. Pensa no frio que fez essa semana, aquele jato frio na sua direção não é legal! Altos contorcionismos para abrir e fechar a água. Outra coisa engraçada, o Hotel tem um comunicado que te dá a opção de não trocar seu lençol, o motivo? Economia de água, ajudar o planeta!! Ok, mas notei que não trocaram o meu lençol, mesmo que eu não tenha deixado recado algum. Outro detalhe, a pia do banheiro não fechava completamente, então a água que poderiam lavar meu lençol, estavam jogando fora pelo ralo da (rs). Também não gostei do fato de não ter tv a cabo. O wifi funcionou muito bem no meu andar, já no andar que o outro grupo ficou, não funcionava! Alguns dias, parecia que a camareira estava com preguiça de forrar a cama, quando tirava a colcha o lençol estava embolado! Até eu com sono deixo mais esticadinho. Numa análise geral, nota 7 para o hotel. Eles poderiam estar mais atentos aos detalhes.

Acho que foi isso. Certamente estão faltando coisas aí, mas não consigo lembrar!!!

Dicas:

* Aprenda a falar o nome da rua que quer ir. Tente conseguir um mapa para se situar, vá com todos os objetivos de passeios definidos, não perca tempo! Se é longe, pegue um taxi, o que não falta na Cidade é taxi, lembrando, saiba para onde quer ir, não vi o pessoal usando GPS ou muito ligado a endereços. Não tenha medo de andar pela Cidade, vale a pena, é tudo novo!! E mais uma vez, se for muito longe, táxi!!!

* Tenham cuidado com seus pertences, bolsas sempre junto, andar de mochila é complicado, por que nem sempre dá pra deixar nas costas, assim como fazemos aqui. A diferença é que você não consegue identificar um trombadinha argentino como identifica na sua própria cidade.

* Facilite sua vida trocando todo dinheiro necessário no aeroporto, achei mais seguro, melhor que entrar em um banco com maior cara de turistão e pedir para ser assaltado! Ah, e lembre-se de guardar o comprovante da troca, pois vai precisar caso tente fazer o cambio do que sobrou (se é que vai sobrar algo). Em muitos lugares aceitam reais, no entanto, é preciso estar atento ao câmbio que estão utilizando! Facilite mais a sua vida, cartão de crédito ou débito. Particularmente, acho as taxas altas e só compensa para grandes compras.

* Achei tudo muito caro...sempre muitos “pesos”, mas a economia do país não anda muito boa, então se explica. De começo levei um susto, mas logo compreendi.

* Compras: Gostou e o preço é justo, compre! Você não vai mais voltar à loja ou simplesmente não vai mais achá-la!

* E sabe aquela impressão que tentam passar sobre os "hermanos" serem mal humorados e tal? Não é bem assim, acontece que a brasileirada quer chegar lá falando português cheio de gírias, sotaques e afins, e quer ser compreendido. Se você se esforçar um pouco para se fazer entender, sempre com cordialidade, não terá problema algum! Fomos muito bem recebidos por onde passamos. É claro que aqui o povo gosta de uma bagunça e parece macaco de circo que faz festa pra qualquer um, talvez lá sejam mais reservados, mas são extremamente educados! Amei!

Tive muita sorte de ter um amigo local dando suporte o tempo todo, me senti mais segura do que estava fazendo, mesmo quando estava perdida! No entanto, se tudo estiver traçado e definido, fica mais fácil se divertir e aproveitar muito a Cidade.

Se estiver esperando muito tempo para ir, programe-se para ficar pelo menos 5 dias completos ou mais! Há muito para fazer e aproveitar! Infelizmente não consegui conhecer o Zoo de Lujan, que era o principal passeio que gostaria de fazer. No entanto, todos os dias valeram super a pena! Agora é esperar o próximo período de férias e tentar aproveitar tanto quanto este ano!

E a realidade logo vem bater feito uma pedra sobre minha cabeça! As minhas férias acabaram, mas as escolares estão chegando com tudo e é agora que o meu trabalho começa! Dia 1/7 o período de princesa acaba e começa o de gata borralheira por mais um longo ano!

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Férias - Parte II


Não sei por onde começar a contar sobre essa viagem...talvez pela parte que fiquei com a ideia fixa de que seria esse ano, ou quando comecei a pesquisar as passagens, talvez tenha sido quando entrei num chat Argentino para me ambientar, ou quando as passagens baixaram e comprei correndo e deixei todos os envolvidos desesperados, ou quando fechamos o grupo em cinco pessoas?? Vamos do começo!

Foram meses de pesquisa, leitura de blogs, dúvidas sobre hotel, localização, quantidade de quartos, divisão dos quartos, enfim, mil e uma questões. Sempre que viajo fico com as mesmas “neuras”, quero olhar tudo antes a ponto de enjoar de falar sobre o assunto! E no meio desse turbilhão, ainda fiz um grande amigo “hermano”, Carlos.

Os meses que antecederam a viagem foram de pura expectativa, mas parecia tão distante que fiquei desesperada quando o grande dia chegou!

O que posso dizer sobre Buenos Aires? Bem, a experiência é única para cada pessoa, cada um vai com um propósito. O meu era conhecer a Cidade além dos pontos turísticos, tanto é que alguns não me chamaram a mínima atenção. Vou tentar relatar o que conseguir ver e conhecer:

Cemitério da Recoleta -  um dos pontos turísticos que não me atraiu, passei 5 dias em frente e não cheguei perto. Ficamos no Hotel Etoile (que até hoje não consigo pronunciar corretamente) bem em frente ao Cemitério. Bem, cemitério é cemitério em qualquer lugar e não me atrai, mas não posso negar que é tudo bem cuidado e limpinho! O bairro da Recoleta é um show a parte, é mais elitizado e não reflete muito bem a realidade da Cidade. É totalmente para turista ver, desde as lojas, restaurantes e afins, tudo para turista! O que facilitou nossa vida, tudo muito próximo, inclusive Freddo e Havana na porta!

Show de Tango: Li em vários blogs que os grandes shows são chatos, muito voltado para o balé e não representam o Tango Tradicional. Mas, estava animada para assistir ao show, principalmente por que o Carlos havia recomendado, e conseguiu entradas para todo o grupo! Fomos ao Tango Porteño ,o show foi lindo demais! Realmente há muito de teatro e bale na apresentação, mas nada que tire a beleza do show. Achei lindos os funcionários da recepção caracterizados, tivemos a oportunidade de assistir o espetáculo com o elenco principal com direito a “Maria de Buenos Aires”! A orquestra que acompanha toda apresentação é demais! E os bailarinos também cantam...dá pra não gostar?

Shopping Recoleta Mall – Definido como um Fashion Mall...só lojas que não vamos comprar! Poucas opções de alimentação;


Bosques de Palermo - Jardim Japonês / El Rosedal / Planetário / Plaza Naciones Unidas (Parque de La Flor) / Zoo  – Vá a todos com muita paciência e atenção para observar e absorver tudo! São todos lindos, mesmo no inverno, acredito que na Primavera seja esplêndido! Fomos no domingo, céu azul, frio, muita gente nos parques se exercitando, o pessoal passeando com cachorros, crianças, enfim, típico parque. Fiz Jardim Japonês, Rosedal e Parque de La Flor a pé! É extremamente cansativo, mas se você fizer a sequência certa (Parque de La Flor, Planetário, Rosedal e Jardim Japonês), dá para fazer os 4 passeios em um dia de caminhada, mas prepare-se, não vai encontrar grandes opções gastronômicas no caminho! Bateu fominha? Pegue um taxi, vá até a parte principal da Recoleta, coma e volte! Taxi ainda é barato por lá e vale a pena! E no meio do caminho não deixe de ver a grandiosidade da Faculdade de Direito e Ciências Sociais! Ah sim, o Zoo, não vale muito a pena, já que está bem largadinho!

City Tour de Buzão – Bem próximo ao hotel havia uma cabine com venda de bilhetes para o City Tour, gostamos da idéia já que seria possível descer do ônibus e pegar outro a qualquer momento até o dia seguinte. O passeio vale a pena por te levar a lugares que talvez não iria sem esse meio de transporte, no entanto, deixou muito a desejar: a guia não falava português, também não explicava muitas coisas que perguntávamos sobre localização e pontos de partida, aliás, nem olhava pra trás, colocou o cd com áudio padrão e deixou rolar! Várias vezes a sincronia do áudio não estava de acordo com o lugar que passamos! O turista desce no meio do nada sem saber pra onde ir, já que não havia mapas no ônibus, outro ponto negativo. Custou cerca de $ 120 pesos, caro, esperava um pouco mais. Porém, conseguimos ir a vários pontos em apenas um dia! Confesso que alguns não vale a descida, como o estádio do Boca, outros já valeram o dia como o Caminito! Aproveitamos o tour para nos achar na cidade e voltar em alguns pontos no dia seguinte.

San Telmo – Só vá se for no domingo já que a tão comentada feira só rola nesse dia! Caso contrário, não perca tempo. Achei esquisito e aparentemente perigoso!

Caminito – O espaço é pequeno, são duas ruas com poucas coisas para ver, mas o é agradável demais. Ficamos loucos na galeria logo na chegada!!! Esqueci o nome da lojinha de bolsas de couro, que vendedora simpática!! Ainda ganhamos um brinde! Amei o atendimento e a paciência que ela teve, por que ficamos cerca de 1h decidindo o que levar e jogando conversa fora em “portunhol”. Amamos! Todas as lojas que fomos o atendimento foi de primeira! Só vale ficar atento ao pessoal que quer “cambiar” com taxas super atrativas, ou vem nota falsa ou vem golpe! Não se sintam tentados!!

(Continua...)

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Férias - Parte I


Como todos sabem, há algum tempo que só tiro férias no mês de junho, então desde janeiro comecei a programar o que fazer nos 30 dias de repouso remunerado! A ideia inicial seria passear pelo Rio, conhecer alguns pontos turísticos fora da rota turística, tipo uma cafeteria diferente, livraria e museus. Queria algo mais cultural, não somos tão cultos, mas as vezes dá para aumentar o saber!! Além de uma viagem mais longa, mas sem saber ao certo pra onde ir!

Porém, há mais de dois anos ansiava por conhecer Buenos Aires, mas pareci tão distante, sempre tantos obstáculos, grana curta, férias que não coincidem, falta de planejamento ou animação. Mas, esse ano ela aconteceu!

Antes de iniciar as férias  consegui conhecer o MAR, o museu é lindo, as exposições idem, foi possível ver tudo com calma e esse é um passeio que quero repetir em breve!

Já no primeiro dia fui a um show que queria muito. Confesso que gosto de pagode, mas e daí? Aceita que dói menos, rs, e fui assistir Sorriso Maroto no Citi Bank com os “afilhados” Alessandra e Thárcio, o show foi demais! Todos os sucessos em uma apresentação! Mais de 3h de música! E a companhia dos meus filhos do coração é sempre muito boa, diversão garantida!

Alguns dias depois, fui para Marília – SP visitar irmão/cunhada/sobrinhas, passei sete dias muito bons! Me dou muito bem com eles, não sei se a distância minimiza as diferenças e problemas, mas é sempre bom estar com eles, me sinto muito bem.

Fizemos bons passeios, principalmente pelo Bosque da Cidade que é lindo e super bem cuidado! Curti um cineminha e joguei muito Xbox com as duas! E é aí que você descobre que a idade chegou...canseira! Aproveitei também para comprar os itens de inverno que faltavam na minha mala para próxima viagem, já que no Rio é complicado achar roupas quentinhas.

No intervalo para próxima viagem, aproveitei para visitar muitos amigos, quebrar alguns paradigmas, superar barreiras que estavam me corroendo! Ouvir os causos da amiga que não sentava pra conversar há tempos, rir muito com as ironias da vida. Posso resumir junho/2013 como um mês de muitas experiências novas.

Conheci a Confeitaria Colombo que é linda e muito agradável, fui com a Andréa em um sábado e estava super lotada (turistas) e mesmo assim o atendimento foi show! O dia estava frio e chuvoso, pedindo uma comidinha saborosa e sobremesa calórica!!! Espero voltar para almoçar, já que o salão superior é lindo de ver! Aproveitamos o dia para conhecer também a Livraria Cultura que foi inaugurada no lugar do Antigo Cine Vitória (dicas da Pri), e foi excelente também, é linda, organizada e bom atendimento.

E para completar minhas férias, há meses havia comprado ingressos para os jogos da Copa das Confederações e pude assistir a uma partida no Novo Maracanã, a experiência foi surreal, conforme texto publicado aqui no blog (link).

Mas, "a cereja do bolo" estava por vir com a tão esperada viagem a Argentina.


(Continua).

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Domingo no Maracanã!!!

(Jogo no Maracanã - Itália 2 x México 1)
No final do ano passado resolvi comprar ingresso para os jogos da Copa das Confederações. Confesso que não sei como tive essa ideia, o fato é que comprei! O problema é que comprei 1 ingresso e não um par de ingressos, logo, tive que ir sozinha para o jogo. Pra piorar as coisas jurava que tinha comprado pra final, mas não...comprei um tal de VST que dá direito a dois jogos.

E chegou o grande dia de ver o majestoso Maracanã novinho em folhas, assistir a um jogo que só gravei o nome dos times no dia, sair de casa com as cores que não tinham nada a ver com os times...chegou o dia de ser turista na própria cidade! Aliás, essa foi a rotina das minhas férias!

Sai de casa com 2h de folga! Achei que seria tranquilo chegar até o estádio! Apenas um trem e já estaria lá! A viagem foi conforme o esperado. Tinha muito mais gente que o esperado indo para o jogo, já me senti melhor! Chegada a estação  me adiantei em sair do meio da muvuca e seguir logo rumo ao Estádio e aí começou a confusão!

De cara já achei estranho os lojistas baixando as portas, em seguida, ao descer a rampa, notei que as pessoas não iam pra frente e nem pra trás! Imediatamente parei! Quando me dei conta que havia uma manifestação lá embaixo. Voltei no mesmo pé e foi só o tempo de subir e começar a correria, bombas e tiros de borracha! As pessoas começaram a subir tão rápido que logo todos estavam encurralados no alto da passarela.

O cheiro do gás era sufocante, se não fosse pela orientação de um PM que estava lá em cima, eu teria entrado em choque! Ele orientava a todos que fossem para o outro lado, sentido Quinta da Boa Vista, sem correia, que não esfregasse os olhos e respirassem devagar acredito que para minimizar a irritação e tosse! Fiquei no vão de uma loja e contei com a solidariedade de outras pessoas que estavam ali e me deram água para passar no rosto e aliviar a ardência!

Até agora não sei como não entrei em pânico. Apenas fiquei ali, tentando não me misturar ao tumulto e mantendo a calma! Tão logo a multidão começou a diminuir, comecei a seguir o contra-fluxo e atravessar a passarela rumo as ruas próximas, onde havia apenas policiamento. E foi o melhor a fazer, já que a confusão continuou do outro lado da linha! Segui rapidamente pra longe daquilo tudo!

A ficha da confusão e do risco só caiu quando cheguei ao estádio e sentei para assistir o jogo, que só comecei a prestar atenção uns 15 minutos depois!

No fim de tudo eu só queria ver o estádio novo, curtir um domingo diferente e sem estresse! Mas, não foi bem isso que aconteceu. Não vou entrar nos méritos da manifestação, pois me parecem meramente política e só será possível avaliar quando diminuir toda essa atenção do mundo no Brasil por causa da Copa das Confederações.

Depois de um Domingo no Maracanã, ficaram algumas coisas :

  •  Vi muitas pessoas desesperadas no meio da confusão sem saber o que fazer;
  •  Ditos manifestantes colocando o dedo na cara do único PM que estava lá em cima na confusão tentando ajudar; alguns "protestantes" socando as portas das lojas e causando mais correria e gritos e/ou tumultuando no meio das pessoas que saiam das estações e nada sabiam sobre o que estava acontecendo e causando mais pânico;
  • Polícia dispersando de forma agressiva quando não havia necessidade, já que a manifestação até então estava parada, apenas com gritos de protesto;
  • Se a festa da Copa é para "inglês ver" tudo vai bem, obrigada! Organização, poucas filas, todo policiamento da Cidade estava no Maracanã!
  • O Estádio está lindo, mas não estava com cabeça para olhar tudo já que depois do susto só contei as horas para vir embora sem confusão;
  • A Supervia como sempre uma merda, 50 minutos para passar 1 trem;
  • Os preços lá dentro são abusivos;
  • Costelinha com limão é um tipo de biscoito;
  • Vi a figura real do personagem "Adelaide e Jurandir", foi o ponto alto da noite no trem da Supervia! Um vendia e o outro cobrava!
Tenho certeza que esse não é o retrato de Domingo no Maracanã que o Neguinho da Beija-Flor cantou cheio de orgulho.

Na próxima quinta-feira tem mais um jogo pra assistir e, apesar do susto de hoje, pretendo ir, sair mais cedo de casa pra evitar o tumulto. Quero ver o Maraca com calma e curtir um dia de turista na minha Cidade!


sábado, 15 de junho de 2013

Diário 06/01/2005



06/01/2005

Muito trabalho, não deu muito tempo para ficar sonhando!

Agora faço parte do orkut, ainda estou aprendendo, mas já criei uma comunidade para o meu antigo colégio do ginásio.

Ah, fiquei sabendo que vou cobrir férias da secretária de departamento à partir de segunda (10/01), até fevereiro. Vai ser bom!

Também estou começando a me preparar para o camping no carnaval. Acho que vai ser legal, espero que vá todas as pessoas que estão prometendo presença. Quero aproveitar mais desta vez, fazer novas trilhas, conhecer outras praias da Ilha. Acho que vai ser SHOW!!!
Espero também que não tenha muitos beberrões, porque gente embriagada ninguém merece. Mas, no camping que fiquei era bem legal, os donos colocavam ordem no local e não deixava o pessoal fazer baderna.

É isso aí, vai BOMBAR!!!

Mais uma música “Vivemos esperando o dia em que seremos melhores. Melhores na dor, melhores no amor, melhores em tudo. Dias melhores pra sempre.”


----------


Há 8 anos atrás era preciso tão pouco para estar feliz...ir pra Ilha Grande acampar e torcer pra não ter bêbados!!! Saudades daquele lugar...

(momento, publicando todos os rascunhos do blog)

Férias!!!!

Não estou acreditando que minhas férias estão se aproximando!

Faltam apenas 18 dias para entrar no período de gozo pleno!! Nunca esperando tanto pelas férias como este ano! Sim, porque eu tenho um plano!!! Melhor, tenho planoSSSS!!!

Há alguns anos que planejo fazer uma viagem diferente com a Andréa, mas nunca vingou. Chegamos a dar uns passeios, mas ainda não era "a viagem". Aliás, foram ótimos passeios, ela e uma ótima companhia de viagem!

No último ano, tirei 30 dias de férias e não fiz absolutamente nada, pois não me programei! Passei trinta dias entendiantes em casa! Depois disso decidi que o próximo ano seria diferente!

E aí, em meio a ideias soltas, resolvi, junto com mais quatro doidos, fazer uma viagem...


--------------------------

A pessoa começa a escrever, salva e esquece e quando abre os "rascunhos" descobre que tem um texto com 33 dias de atraso!

---------------------------

O fato é que faltam 8 dias para a tão, tão esperada viagem! Não vou conseguir ficar postando aqui tudo o que faremos, nem mesmo um diário de bordo, pois pretendo ocupar todos os dias com passeios e curtição! Mas, certamente voltarei para contar tudo sobre o destino, pessoas, conhecidos, lugares, micos (já estou contando com vários) e tudo que "não for importante"!


Os "hermanos" que nos aguardem, estamos chegando!!!