Igreja Matriz de São Pedro - Centro/Gramado |
Este ano queria muito ir para um lugar com sol, praia, mar, sombra e água fresca, mas fiquei com medo de arriscar já que o período não é o melhor para encarar o Nordeste, por exemplo. Bem, acabei optando por Serra, frio e muito cobertor.
Acabei decidindo seguir para Serra Gaúcha e claro não poderia escolher outro lugar se não Gramado. Desta vez também acabei fechando um pacote com a agência de Viagens MSCLASS por não conseguir bons preços de voos. Optei por um pacote de 5 noites já com transfer, dois passeios e um tícket bus tour inclusos.
Mundo a Vapor, visita rápida e interessante |
Sobre Gramado: Duas palavras definem: Linda e Cara. Sim amigos, muito cara, tudo é caro principalmente comer. E fui sozinha então se tornava mais caro ainda, já que a maioria das opções era para dois, e quando pedia para 1 não saia a metade do preço! Porém, há um bom retorno em todo custo do lugar já que é extremamente segura, limpa, organizada, receptiva (óbvio vive do Turismo), bem sinalizada, é possível fazer tudo sozinho e não se perder ou errar.
Fica a dica: para quem puder alugar carro na Cidade vale super a pena, é bem sinalizada, boas estradas e você ganha uma autônima sem tamanho.
Sobre os Passeios: Todos os cantinhos de Gramado valem a visita. Cada parque, praça, igrejas, áreas coloniais, é um tipo de cultura bem interessante, ao meu ver. Achei o tipo de viagem para relaxar, fazer caminhas despreocupadas e aproveitar o dia a dia.
O único passeio desnecessário pra mim (por ter feito com grupo de tursimo) foi o da Vinícula. Fomos a mais famosa da Cidade que é a Vinícula Miolo, devido a época do ano não havia uvas nas parreiras então não havia nada para ver. Conhecemos apenas uma parte da área aonde as barricas ficam armazenadas mas não vimos o processo de fabricação em si. O mais interessante foi a explicação da enóloga sobre como avaliar o vinho. Esse passeio vale a pena ir de carro por conta própria, escolher outras vinículas menos famosas e mais dentro da realidade dos produtores de vinho, depois achar um cantinho familiar para almoçar. Aí sim, seria o passeio ideal.
Bus Tour: VALE MUITO A PENA.É a melhor forma de percorrer longas distâncias sem carro, porém, se estiver de carro será desnecessário. Muitos museus e parques ficam lado a lado, então em uma parada você conhece três lugares de uma vez.
Vista da Cascata do Caracol - Bondinhos Aéreos |
Imperdível: Bondinhos Aéreos do Caracol - uma das melhores paradas do bus tour, cada pedacinho do parque é deslumbrante, bem cuidado e encantador. Saí de lá apaixonada.
Lugares que não fui e me arrependi - Parque Terra Mágica Floryball - parece muito infantil mas depois vi vários adultos dizendo que tinham amado, e ao final do dia foi o passeio que me arrependi de não ter feito. E o grande SnowLand, pois precisaria de um dia inteiro pra ele. Quando passei em frente pela manhã a entrada já estava cheia e só tinha um dia para o bus tour (se tivesse pensando bem teria trocado o Vale dos Vinhedos por um dia no Snowland - fica a dica). Espero ter a oportunidade de voltar e ir ao parque, fiquei sabendo que está sendo construído ao lado um Parque Aquático Termal, então será o frio e o quente lado a lado.
Sobre Comida - Caro! Caro! Caro demais! Mas há lugares mais baratos tais como o Pasteleiro que tem um preço justo e comida deliciosa (provei pastel doce e creme de ervilha). E o Sabor de Fruta também com bom preço e comida boa. Mas se o preço não for problema você pode optar pelo Trattoria del Corso (ótimo atendimento, comida deliciosa e uma sequência de fondue maravilhosa).
Sobre o Fondue: Confesso que nunca tinha provado e achei algo super estimado. Poderia passar toda minha vida sem provar e não sentir falta!
Resumão: Se puder vá a Gramado, faça seu próprio roteiro e o que for mais distante cote com mais de uma agência de turismo (atualmente a Brocker domina a Cidade mas há outras tão boas quanto) e talvez consiga algo mais personalizado ao seu gosto e menos "turistão". Espero ter a oportunidade de voltar.
Boa resenha! Cada viagem é de um jeito para cada pessoa. Mas uma coisa é fato: Gramado e Canela é uma viagem que tem que ser feita!
ResponderExcluirEstou agora aguardando nossa próxima viagem. SP já vai fazer um ano! ;)