quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Mais um ano encerrando e chego ao último dia "sem mais".

Sem mais histórias, sem mais ideias, sem mais projetos mirabolantes, sem mais tanta ingenuidade. Chego um pouco cansada, desacreditada em muita coisa. Ao mesmo tempo vou pra 2015 com esperança e força de vontade para alcançar muita coisa. Sem utopia, mas com projetos viáveis e preparada para me dedicar. Que venha 2015 e suas novas oportunidades! Que eu me lembre durante todo o ano que o passado e tudo o que ficou para trás não poderá me trazer nada de novo e por tanto devem ficar para trás mesmo!

Também chego ao último dia grata pelos livramentos, pelas curvas da vida que mudaram meus rumos que até pareciam ótimos, mas que na verdade não tinha nada de bom. Grata por chegar aqui, quantos ficaram pelo caminho? Grata pela minha ótima saúde, pela minha família intacta e pelos bons e verdadeiros amigos que continuam por perto.

Então, que venha 2015, sei que será um ano cheio de oportunidades e não quero perder nenhuma!

domingo, 28 de dezembro de 2014

Conselhos para 2015

Texto retirado do Facebook que amei demais. Os créditos estão no final da mesma forma que achei na rede social.

CONSELHOS PARA 2015
#1 
Não assuma compromissos do tipo “vou iniciar uma dieta”, “vou começar alguma atividade física”, “vou terminar o curso de inglês”. Esse tipo de coisa serve apenas para acumular culpa e frustração sobre os seus ombros.

#2 
Não acredite nesse pessoal que diz que “sem meta você não vai a lugar nenhum”. Pergunte a eles por que, afinal de contas, você tem que ir a algum lugar. Trate esses “lugares futuros imaginários” apenas como referência para a maneira como você vive hoje – faça valer a caminhada: se você chegar lá, chegou, se não chegar, não terá do que se arrepender. A felicidade não é um lugar aonde se chega, mas um jeito como se vai.

#3 
Não faça nada que vá levar você para longe das suas amizades verdadeiras. Amizades levam um tempão para se consolidar e um tempinho para esfriar, pois assim como a proximidade gera intimidade, a distância gera esfriamento e fragiliza os vínculos.

#4
Não perca tempo discutindo religião, política e futebol. As paixões moram numa nuvem que os argumentos não alcançam.

#5 
Não fique arrumando desculpas nem explicações para as suas transgressões. Quando cometer um pecado, assuma, e simplesmente diga “minha culpa, minha culpa, minha máxima culpa” e “fiz sim, me perdoe”. Comece falando com Deus e não pare de falar até que tenha encontrado a última pessoa afetada pelo que você fez.

#6 
Não faça nada que cause danos à sua consciência. Ouça todo mundo que você confia, tome as suas decisões, e assuma as responsabilidades. Não se importe em contrariar pessoas que você ama, pois as que também amam você detestariam que você fosse falso com elas ou se anulasse por causa delas.

#7 
Não guarde dinheiro sem saber exatamente para que o está guardando. Dinheiro parado apodrece e faz a gente dormir mal. Transforme suas riquezas em benefícios para o maior número de pessoas. É melhor perder o dinheiro que ocupa seu coração, do que o coração que se ocupa do dinheiro.

#8 
Não deixe de se olhar no espelho antes de dormir. Caso não goste do que vê, e isso se repita muitas vezes, não hesite em perder a noite de sono para planejar o que vai fazer na manhã seguinte. Ao se olhar no espelho ao amanhecer, lembre que com o sol chega também a misericórdia de Deus: a oportunidade de começar tudo de novo.

#9 
Não leve mágoas, ressentimentos e amarguras para o ano que vem. Leve pessoas. Sendo necessário, perdoe ou peça perdão. Geralmente as duas coisas serão necessárias, pois ninguém está sempre e totalmente certo. Respeite as pessoas que não quiserem fazer a mesma viagem com você.

#10 
Não deixe de se perguntar se existe um jeito diferente de viver. Não acredite facilmente que o jeito diferente de viver é necessariamente melhor do que o jeito como você está vivendo. Concentre mais energia em aprender a desfrutar o que tem do que em desejar o que não tem.

#11 
Não deixe o trabalho e a religião atrapalharem sua vida. Cante sozinho. Leia poesias em voz alta. Participe de rodas de piada. Não tenha pressa de deixar a mesa após as refeições. Pegue crianças no colo. Ande sem relógio. Fuja dos beatos.

#12 
Não enterre seus talentos. Nem que seu único tempo para usá-los seja da meia noite às seis. Ninguém deve passar a vida fazendo o que não gosta, se o preço é deixar de fazer o que sabe. Útil não é quem faz o que os outros acham importante que seja feito, mas quem cumpre sua vocação.

#13 
Não crie caso com sua mulher. Nem com seu pai nem com sua mãe. Nem com seu irmão nem com sua irmã. Caso eles criem com você, faça amor, não faça a guerra. O resto se resolve.

#14 
Não jogue fora a utopia. Ninguém consegue viver sem acreditar que outro mundo é possível. Faça o possível e o impossível para que esse outro mundo possível se torne realidade.

#15 
Não deixe a monotonia tomar conta do seu pedaço. Ninguém consegue viver sem adrenalina. Preste bastante atenção naquilo que faz você levantar da cama na segunda-feira: se for bom apenas para você, jogue fora ou livre-se disso agora mesmo. Caso não queira levantar da cama na segunda-feira, grite por socorro.

#16 
Jamais se esqueça que a pessoa mais importante do mundo é aquela que está na sua frente. Não a que está no whats app, nem no facebook, nem no instagran.

#17 
Não deixe de dar bom dia para Deus. Nem boa noite. Mesmo quando o dia não tiver sido bom. Com o tempo você vai descobrir que quem anda com Deus não tem dias ruins, apenas dias difíceis.

#18 
Não negligencie o quarto secreto onde você se encontra com seu eu verdadeiro e com Deus – ou vice-versa. Aquele quarto é o centro do mundo – o mundo todo cabe lá dentro, pois na presença de Deus tudo está e tudo é.

#19 
Não perca Jesus de vista. Não tente fazer trilhas novas, siga nos passos dEle. O caminho nem sempre será tão confortável e a vista tão agradável, mas os companheiros de viagem são incomparáveis.

#20 
Não caia na minha conversa. Aliás, não caia na conversa de ninguém. Faça sua própria lista. Escolha bem seus mestres e suas referências. Examine tudo. Ouça seu coração – geralmente é ali que Deus fala. Misture tudo e leve ao forno.

#21 
Não fique esperando que sua lista saia do papel. Coloque o pé na estrada. Caso não saiba por onde começar, não tem problema. O sábio disse ao caminhante que “não há caminho, faz-se caminho ao andar”.

Publicado originalmente em 2005, e levemente adaptado para hoje. 
© 2014 Ed René Kivitz

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

A vida é tão frágil

Nunca pensei que ficaria tão abalada com a notícia da doença de uma pessoa que, apesar de muito querida, não é tão próxima a mim. Essa semana tomei conhecimento de tantas notícias tristes!

Um amigo da família que sofreu um AVC, logo ele uma pessoa tão regrada e que se cuidava tanto! Uma outra conhecida que faleceu há poucos dias devido a um câncer. E agora um amigo de trabalho que está internado num estado bem delicado. Só nesses momentos é que me pego pensando na fragilidade das nossas vidas. O quanto nada tem tanto valor quanto nossa saúde, e que de um momento para outro nada mais tem tanta importância, nem dinheiro, trabalho, diferenças, picuinhas...nada mais importa.

Me senti tão angustiada com todas essas notícias. Tenho orado desde então pela vida dele e peço a todos que conheço e sei que tem esse compromisso com o próximo, a fazer o mesmo pelos que precisam, independente de conhecerem ou não.

Hoje me pego pensando que dádiva a minha de poder passar a noite de Natal em casa, com minha família, tendo saúde e estando bem. Peço perdão a Deus pelas vezes que reclamei de "tédio" ou da chatice de ficar em casa...poderia ser bem pior.

E talvez pela primeira vez eu passei um Natal monótono e fiquei imensamente agradecida por isso.


domingo, 21 de dezembro de 2014

Ideias Soltas

E são só pensamentos soltos, sinto dizer.

Sinto informar que há tanta coisa que não admitimos nem para nós mesmos. Jamais irei confessar que escuto a sua música no modo repetição apenas pra lembrar os bons tempos, mesmo que não tenham sido tão bons assim.
Como poderia afirmar que ainda penso em vários "ses" que não deveria, afinal de contas tenho que prestar satisfação àqueles que apoiam as ideias contrárias. Como confessar que apesar dos pesares a gente ainda se importa? Não dá.

***
E aí¹ que você tem uma super noção de que o tempo está voando e você está ficando velha quando começa a escolher o trio conforto: camiseta+jeans+tênis. Sempre optando pelo conforto ao invés da beleza. Quando sua maior preocupação é poder descansar, sentar, repousar e dormir. Quando qualquer criança abaixo de 12 anos te chama de tia e os adolescentes de Sra. Na boa...isso é crueldade!

***
Há alguns meses ganhei uma gatinha que se tornou o meu xodó e também a minha sombra! Gatos podem ser tão manipuladores e chantagistas que chega a dar raiva. Claro que também são super pacientes, insistentes e determinados e quando querem alguma coisa ficam azucrinando até conseguir. A Nina, minha gata, me perturba demais, mas não consigo não amar! Ela é uma fofa, meiga e dengosa. Não pode ouvir minha voz e nem me ver fazendo qualquer coisa que já quer marcar presença, me divirto.

***
E aí² que falta pouquinho para o ano acabar e eu quero mais é que 2015 chegue logo.  Apesar de não estar esperando uma mágica ou grande reviravolta na minha vida, mas estou esperançosa de que esse ano será mais movimentando que 2014.

***

Vamos de música que virou um hit clássico pra mim. Não paro de ouvir!