quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Texto totalmente CtrlC + CtrlV do blog do Fernando Caruso! E é tão bom que dispensa comentários.
**
Powers - Club Cinderella
Então, galera! Os poucos e fiéis seguidores que ainda me lêem sabem que eu normalmente só escrevo (quando escrevo) coisas pessoais, referentes ao meu estranho senso de humor e maneira de ser. Dessa vez, no entanto, resolvi abrir uma exceção. Aí embaixo está um textinho com o qual eu me deparei em uma de minhas incontáveis leituras pelo mundo afora e, vejam só, lembrei de vocês. Queria compartilhar essa “pérola” de sabedoria que eu achei bem interessante (confesso até que gostaria de tê-la escrito... mas aqui estou, satisfeito em apenas reproduzi-la e disseminá-la). Esse é um texto de Brian Michael Bendis, para uma revista em quadrinhos chamada POWERS (mais precisamente edição #14 do volume 2, ou volume encadernado #9, pra quem quiser procurar), uma das minhas preferidas. O trecho é de uma mulher que sobe no palco do Club Cinderella para fazer algo semelhante a um Stand Up, porém sem a parte da comédia, só a parte do “desabafo”. É um recorte muito obscuro, que eu duvido que vocês achem em qualquer outro lugar que não no original, por isso resolvi postar aqui.Eu gostei muito, espero que vocês gostem também.

PS: Deixei em caixa alta algumas palavras que a personagem parecia enfatizar na revista. E, pra quem não confia na minha capacidade de tradução/adaptação (eu mesmo, por exemplo), deixei o original em inglês mais abaixo, incluindo um bônus (a continuação do texto que eu não quis traduzir, por fugir um pouco do tema central).
Boa leitura!

PS2: Esse post é gigante! Vocês vão demorar uns dois meses pra ler isso tudo.

“E sabem por que todo mundo é tão decepcionante? Porque bem lá no fundo, são todos uns covardes. Uns covardes! O mundo inteiro virou um BANDO de COVARDES. E vocês sabem como, não sabem? A internet. A merda da internet. Ela ALIMENTA covardes. As pessoas entram on-line, TODAS as noites, e simplesmente xingam e reclamam de qualquer coisa ao alcance do mouse. E você sabe – você SABE – que essas são as mesmas pessoas que se sentam silenciosamente nos seus cubículos, ou nas suas mesinhas, nas salas de jantar. Elas sentam o rabo o dia todo e não dizem porcaria nenhuma para ninguém. O dia inteiro elas ficam lá, sentadas, engolindo merda. Aí elas vão on-line e é ‘isso é um lixo’; ‘isso é uma merda’; ‘esse cara é um escroto’; blábláblá... E eu SEI são todos uns covardes porque eu ando por aí o dia inteiro com os ouvidos BEM abertos e não ouço NINGUÉM dizer nada nem remotamente PARECIDO com os disparates que eu leio na internet. Só o que eu vejo são pessoas se acovardando atrás de seus I-pods.

E SIM, é ótimo se expressar, CLARO que é ótimo se expressar. ÓBVIO. Mas ISSO é covardia, são coisas que eles não se ATREVERIAM dizer na cara de ALGUÉM. Que dirá então na cara das celebridades e/ou das bandas ou de QUEM FOR que eles estejam falando. Tem algo a dizer? Então assina teu NOME! Eu estou aqui no palco, meu nome é Adriana e eu moro na Zona Oeste. Mas quer saber de uma coisa? Se você assina “gatinhaRJ2008”, ou “razorhead25”, ou “gostosao715”, eu estou CAGANDO para o que você pensa. NINGUÉM se importa com o que você pensa. Você é um MERDA. Você é um covardezinho de merda e é POR ISSO que a sua vida é um lixo. Porque você DEIXA ela ser assim. Você é COVARDE demais para se expor e correr atrás dos seus sonhos, então você entra na internet e RESMUNGA?? Ah, vá p** p** q** p***!”

Bonitinho, né? Bem, pra falar a verdade, no original ela nem soa tão revoltada. Acho que o lance da caixa alta não foi uma boa idéia.
Aqui abaixo está a versão em inglês sem cortes:

“And you know why everyone is so DISAPPOINTING? Because, DEEP down, they are cowards. COWARDS. The whole world has turned into a bunch of COWARDS. You know how, don´t you...? The Internet. The fucking INTERNET. It FEEDS cowards. People going on line EVERY night and just bashing the SHIT out of whatever they can get their HANDS on. And you know – you KNOW – that these same people sit quietly in their CUBICLES, or at their little DESKS, or at their DINNER TABLES. They SIT there all day and don´t say a fucking word to anyone about anything.. All day long they just SIT there and just TAKE shit. THEN they go online and ‘FUCK THIS’ and ‘FUCK THAT’ and ‘this guy´s a FUCKER’ and nyah, nyah, nyah...

...and I KNOW they´re cowards because I walk around day with my ears wide fuckin´ OPEN, and I don´t hear ANYONE say anything even CLOSE to the shit I read online.
All I see is people cowering in the corner with their fucking I-PODS.

And YES, it´s OK to speak your mind, of COURSE it´s ok to speak yout mind. SURE. But THIS is coward talk, this is stuff you wouldn´t DARE say to ANYONE´S face. Let alone to the bands or WHOEVER they´re talking about. You got something to say? Sign your NAME to it! I´M up here, my name is Adrienne, and I live on the west side.
But you know WHAT? Whoever signs on as RETROCUNTZ... I don´t give a shit WHAT you think, no one CARES what you think – you´re an ASSHOLE! You´re a fucking coward asshole and THAT´S why your life is the way it is. Because you LET it happen. You´re too much of a COWARD to make your dreams come true so you go ONLINE and BASH?? Fuck you.

And you know what drives me nuts the MOST about the cowards of this world? It´s when these online FUCKS bash the SUPER HEROES. It drives me up the fuckin WALL. Weak, anonymous TROLLFUCKS go online and bash people who actually have the BALLS to stand for SOMEthing. Can you IMAGINE? Sitting alone in your BASEMENT and picking on someone who is trying to HELP people?
And they DO it with – with no IRONY. No irony at ALL. I probally get more UPSET about this than the people they´re talking ABOUT. Anonymous FUCKHEADS.
It´s AMAZING to me that the PLANET is still in one piece. Fuck it.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então comente! Não gostou? Comente também!