sábado, 25 de fevereiro de 2012

Maquiavel

Em verdade, há tanta diferença de como se vive e como se deveria viver, que aquele que abandona o que se faz por aquilo que se deveria fazer, aprenderá antes o caminho de sua ruína do que o de sua preservação, eis que um homem que queira em todas as suas palavras fazer profissão de bondade, perde-se-á em meio a tantos que não são bons. É necessário aprender  a poder não ser bom e usar ou não da bondade, desde que por ela mantenha seu grupo unido e leal.

O líder, contudo, deve ser lento no crer e no agir, não se alarmar por si mesmo e proceder de forma equilibrada, com prudência e humanidade, buscando evitar que a excessiva confiança o torne incauto¹ e a demasia desconfiança o faça intolerável.

É mais seguro ser temido do que amado. Isso porque os homens são ingratos, volúveis, simuladores, tementes do perigo, ambiciosos de ganho; e enquanto lhes fizeres bem, são todos seus, porém quando vem a necessidade, revoltam-se.

Tão simples são os homens e de tal forma cedem às necessidades presentes, que aquele que engana sempre encontrará quem se deixe enganar!

É que os homens em geral julgam mais pelos olhos do que pelas mãos, porque a todos cabe ver mas pucos são capazes de sentir.




Nicolau Maquiavel - O Príncipe
¹Não cauteloso;Imprudente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então comente! Não gostou? Comente também!