segunda-feira, 20 de abril de 2009

Dissecando Marisa Monte

Tudo começou num papo bem normal, tranquilo sobre música e terminou numa singela discussão e pontos de vista bem diferentes.

Por isso, estou aqui para dissecar Marisa Monte em "Ainda Lembro".

Abaixo a música tema da discussão:

Ainda Lembro
Marisa Monte e Nando Reis

Ainda lembro o que passou
Eu, você, em qualquer lugar
Dizendo: "Aonde você for eu vou"
Oh! Oh!...

E quando eu perguntei
Ouvi você dizer
Que eu era tudo
O que você sempre quis
Mesmo triste eu tava feliz
E acabei acreditando
Em ilusões...

Eu nem pensava em ter
Que esquecer você
Agora vem você dizer:
"Amor, eu errei com você
E só assim pude entender
Que o grande mal que eu fiz
Foi a mim mesmo"...
Uh! Uh! Uh!...

Vem você dizer:
"Amor, eu não pude evitar"
E eu te dizendo:
"Liga o som, uh! uh! uh!
E apaga a luz"
Uh! Uh! Uh! Uh!...


**

Ok. VAmos por partes.

"Ainda lembro o que passou
Eu, você, em qualquer lugar
Dizendo: "Aonde você for eu vou"
Oh! Oh!..."

Até então, apaixonados. Ou era o que ela queria acreditar. Estava tudo indo muito bem, parecia ser o inicio do romance. Ela lembra com uma saudade profunda. Ela lembrou do mais importante, da promessa feita com palavras que foram facilmente levadas pelo vento, e esquecida por quem prometeu.

E quando eu perguntei
Ouvi você dizer
Que eu era tudo
O que você sempre quis

Ela continua nas suas lembranças e tudo o que ele tinha dito, de forma tão natural e convincente que era impossível pensar que teria um final diferente de "felizes para sempre".

Mesmo triste eu tava feliz
E acabei acreditando
Em ilusões...

Acho que não seria necessário explicar esta parte. Mas vou dizer. Ela claramente sabia que ele era um...leviano em suas palavras. Ela acreditou por que quis, mesmo sabendo que isso não traria bons resultados futuros. Mesmo sabendo de tudo isso, ela acreditou e tentou aproveitar sua ilusão e alegria momentânea. Ah, quantas vezes não fazemos isso?

Eu nem pensava em ter
Que esquecer você
Agora vem você dizer:
"Amor, eu errei com você
E só assim pude entender
Que o grande mal que eu fiz
Foi a mim mesmo"...

"Como assim, depois de tudo o que foi prometido, você ainda tem coragem de dizer que se enganou?". É o que todos pensam ao ser exposto a um abismo desses.
Isso nunca passou pela cabeça dela, não na realidade. Apesar de saber que este era um risco, ela escolheu ser feliz com o que tinha e acreditar que era pra sempre. E ele covardemente, com uma desculpa mais do que esfarrapada diz que a culpa foi dele. Sabe aquele papo de "Ah, não é nada com você, o problema é comigo"? Ele fez isso! E ainda teve a petulância de dizer o grande mal quem sofreu foi ele. Veja bem se isso é digno!!!

Vem você dizer:
"Amor, eu não pude evitar"
E eu te dizendo:
"Liga o som, uh! uh! uh!
E apaga a luz"
Uh! Uh! Uh! Uh!...

Dizer que não pode evitar é de mais para meu estômago! Como não pode?! Alguém o obrigou a ficar e a dizer o que disse? Eu concordo que algumas mulheres tendem a persuadir o parceiro a fazer coisas das quais ele não faria por vontade própria. Mas não parece o caso da música. Concordo também que temos que aguentar as consequências de nossos pedidos. Porque eles fazem para nos deixar bem, sem se importar se mais tarde terão que contradizer tudo!

E ela nisso tudo? "Ligue o som e apague a luz" está bom? Ela simplesmente não queria ouvir, não queria saber se ele estava jogando tudo pro ar, ela queria apenas viver aquele romance, neste último segundo, último suspiro.


E no final da música são só frases de ainda lembro..sim, ela vai lembrar pro resto da vida e isso irá refletir nas suas futuras relações...se é que existirão!


Infelizmente, nós mulheres, temos uma quedinha (pra não dizer que somos completamente apaixonadas) por histórias mirabolantes. Tudo isso porque crescemos ouvindo contos de fadas, com a expectativa de que um príncipe encantado iria aparecer para nos resgatar. Fazer o que se nos encheram com esta esperança de que só seriamos felizes se isso acontecesse? Nos enganaram dizendo que esta era a história ideal. Quando deveriam ter contado histórias de verdade...princesa que beija um príncipe e ele vira um sapo. E casam. E são felizes, as vezes, para o resto da vida.


Mas seria pedir de mais daquelas que cresceram ouvindo os mesmos absurdos que nós. Seria pedir de mais.


Pelo incrível que pareça, não tão incrível por se tratar de uma opinião masculina, eu ouvi que na verdade ele (o homem da música) percebeu que alimentou falsas esperanças e quando se deu conta, jogou limpo e falou para ela. (Rodrigo me corrija caso não seja este o ponto de vista).


Bom, espero não ter enfadado demais o texto e nem ter estragado a música para os que gostam dela (risos). Eu gosto muito desta música!


Beijos no coração de todos!

3 comentários:

  1. Amiga Bruna, depois daquele nosso “pequeno” papo sobre essa música eu não parei de prestar atenção na letra. Na primeira parte eu concordo cem por cento com você. Ela lembrando tudo que já tinha acontecido, uma reflexão. Na segunda parte também aceito o seu ponto de vista. Na terceira parte fica claro que ela estava alimentando esperanças falsas. Agora, na quarta parte da música, minha opinião é outra. Ele se enganou sim, quem não se engana? Com ele não foi diferente, se enganou mesmo, assumiu o engano, foi homem suficiente para assumir o erro. Na quinta e última parte, isso no meu ponto de vista, fica nítido que rolou uma traição da parte dele (“Eu não pude evitar”). Enquanto ele estava na “farra” ela só queria um tempo para eles dois (“Liga o som... apaga luz” traduzindo: deita aqui do meu lado). Resumindo: depois de uma traiçao da parte dele, bate aquele arrependimento,com isso, ele tenta uma reconciliação depois de perceber o tamanho da burrada que cometeu.

    ResponderExcluir
  2. Acho que vou perder a credibilidade, mudei o meu ponto de vista em determinados pontos. Creio que isso está acontecendo de tanto ouvir essa música, já já vou ter a mesma opinião que você rs.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito dessa idéia, já estou na torcida para que outra música seja dissecada. Parabéns Bruna, nota dez!!! como sempre.

    ResponderExcluir

Gostou? Então comente! Não gostou? Comente também!